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Atuações do CJ

Projeto PABE

PROJETO DE AÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA ESCOLA


Apresentação



     Neste ano de 2013, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicou estudo realizado por mais de 800 cientistas de todo o mundo que indica que a mudança no clima da terra está sendo acelerada pela mão do homem e que essa mudança poderá em breve se tornar algo fora de controle.
Se é o homem quem está alterando o clima da terra, é o homem quem deve reorganizar sua vida em direção a um novo padrão de convivência social e planetária. É nesse sentido que apresentamos o presente projeto. Formar as novas gerações em uma cultura de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental é fundamental para assegurar a existência da vida humana no planeta. A consciência ambiental é também uma consciência do lugar do homem no mundo, do seu papel de responsável pela sua vida e pela vida dos demais seres viventes.
     Enfrentamos hoje um dramático quadro de catástrofes naturais e o agravamento e aumento de casos de doenças causadas pelo desequilíbrio do ambiente natural devido a ações do homem. O novo relatório do IPCC informa que estamos chegando a uma situação limite no que diz respeito às agressões causadas ao meio ambiente, que poderá se tornar irreversível caso a humanidade não estabeleça um novo olhar para o planeta.
     Apesar dos sinais, pouco se tem feito no sentido de resolver os problemas relacionados ao meio ambiente. A sociedade atual polui muito e desperdiça demais. Vivemos à base de consumo. O homem consumidor desconhece de onde vêm e para onde vão os produtos por ele consumidos. Esse modelo de homem continua sendo difundido e dificulta a reflexão sobre o meio ambiente e sobre o papel do homem quanto a ele. Para uma nova cultura, uma cultura de sustentabilidade, é preciso se estabelecer um novo padrão de vida e consumo, mais aproximado das necessidades reais do homem. É preciso enxergar o ambiente para além das questões simples do descarte de lixo e seu reaproveitamento e passar a vê-lo a partir dos comportamentos e do modelo de vida estabelecido.
     Criar um novo modelo de homem é urgente e para isso é preciso de ideias. Buscar o homem ecologicamente reflexivo, o homem que entende da finitude dos recursos naturais e se sente responsável pelo destino da Terra e dos seres viventes é dever de todos aqueles que acreditam e edificam a cultura da sustentabilidade. Este projeto nasce dessa necessidade.
É hora de colocar os sonhos dos alunos, resultado das oficinas e conferências realizadas nas escolas, em prática. Acreditamos que essa prática modificará o ambiente em que o homem está, mas mais ainda o homem que nele atua.
     É importante dar continuidade às reflexões estimuladas pela Conferência e transformá-las em atitudes cotidianas de cuidado com o meio natural. Os alunos precisam tornar reais seus sonhos e lutar para que o meio ambiente não seja apenas um discurso bonito, mas realidade e meta de vida. Implementar ações concretas é a forma mais coerente de buscar uma cultura e consciência de sustentabilidade.
     Assim, convidamos as escolas, com as quais prazerosamente contamos no decorrer da atual Conferência de Meio Ambiente, para trazer alunos, professores e funcionários para repensarem o meio ambiente e o papel de cada um nele. A escola, lugar de educação e cidadania, deve ser a indicadora de um caminho novo para a relação entre meio ambiente, gerações presentes e futuras. Esperamos poder construir um sentimento de cooperação social para o meio ambiente e gerar uma nova consciência e cuidado com o nosso planeta.


Objetivo:


    Realizar ações de educação ambiental voltadas para essa temática, informando às pessoas sobre problemas de nossa comunidade e construindo novos comportamentos em relação ao meio ambiente.


Objetivos específicos:


* Promover encontros com pais, alunos, comunidade em geral debatendo, construindo e apresentando soluções locais práticas para as problemáticas ambientais;
* Construir uma cubo de garrafas PET que seja símbolo e espaço itinerante para as palestras e encontros voltados à discussão de problemas ambientais.
* Levar a comunidade a conhecer melhor sua própria biodiversidade e o espaço em que vive;
* Fortalecer e criar as COMVIDA’s;
* Colocar em prática os projetos idealizados nas escolas durante a Conferência de meio ambiente.


Metodologia


     O projeto será organizado a partir das escolas, onde com as diversas realidades serão promovidos debates, oficinas e palestras, utilizando métodos lúdicos como músicas, vídeos e dinâmicas para uma melhor participação e compreensão das propostas a serem discutidas.


1ª ação - Construção do cubo itinerante de garrafa PET.


     O cubo de garrafa PET será um espaço simbólico e concreto de preservação do meio ambiente. O cubo será desmontável e poderá visitar diversas escolas. Nele, serão realizadas atividades como oficinas, palestras e encontros que contarão com a presença da comunidade escolar e comunidade em geral.
Para a construção do cubo, será feito um processo de mobilização por escola, que receberá a visita do CJ e fará a campanha de arrecadação das garrafas e demais materiais necessários.


2ª ação – Utilização do cubo.


* Discussões sobre a biodiversidade: Promover um amplo diálogo para que os alunos e comunidades por meio de vídeos e palestras possam conhecer ou reconhecer o espaço em que vivem.



* Oficinas de reciclagem: nesse espaço queremos apresentar alternativas de reutilização do lixo produzido nas residências ou até mesmo na escola, levando em conta os resíduos orgânicos e inorgânicos.


* Implementação dos projetos idealizados na Conferência pelos alunos, através da reativação das COMVIDA’s e cooperação entre gestão, professores e alunos;

* Construção de um plano de metas para o meio ambiente por escola, que será revisto no final do ano para se avaliar em quais pontos a escola conseguiu avançar.